Regime de Fruta Escolar

O Regime de Fruta Escolar (RFE) é uma iniciativa de âmbito europeu que pretende, através da distribuição gratuita de 1 peça de fruta 2 vezes por semana, promover hábitos alimentares mais saudáveis e capacitar as crianças e famílias para a adoção de competências que levem a um consumo de fruta em substituição de "lanches” de fraca qualidade alimentar.  

O RFE aplica-se nos estabelecimentos de ensino público aos alunos que frequentem o 1.º ciclo do ensino básico dos Agrupamentos de Escolas e é coordenado pelos Ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas (MADRP), da Saúde (MS) e o da Educação (ME). 

A promoção de hábitos alimentares saudáveis na escola é um fator determinante para a obtenção de resultados sustentáveis, a longo prazo, na luta contra a obesidade. 

O município aderiu ao Programa a partir do ano letivo 2009/2010, mantendo a sua implementação desde então. O programa prevê, para além da distribuição da fruta, a implementação de medidas de acompanhamento. Estas medidas, articuladas anualmente com os Agrupamentos de escolas, são parte integrante do programa e visam promover iniciativas educativas e de sensibilização garantindo a eficácia do Programa e reforçando a importância do consumo de frutas e hortícolas. 

Consulte os Relatórios de Atividades no âmbito do RFE:

No ano letivo 2020/2021, o Município de Espinho, no âmbito deste programa desenvolveu um projeto designado "Do Pomar à Horta".

Este é um programa sobre a alimentação saudável, num formato descontraído e divertido.

É uma aposta do Município de Espinho na promoção de hábitos alimentares saudáveis e benéficos para saúde junto dos alunos do 1.º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas do Concelho.

Esta iniciativa conta com o apoio da empresa Madiguima – Comércio de Frutas.

Não foram encontradas informações para apresentar.