Por Tua Conta

O Projeto "Por tua conta” insere-se na estratégia de valorização do ensino profissional que tem vindo a ser prosseguida pela Área Metropolitana do Porto (AMP).
Os resultados atingidos pelo projeto No Poupar Está o Ganho, implementado entre 2015 e 2017 no âmbito do contrato entre a AMP com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, com foco no primeiro ciclo de escolaridade, permitiram reunir condições para ser agora implementado o projeto de educação financeira "Por Tua Conta”.
O domínio das competências financeiras assume importância central na fase de transição para a vida adulta e para a entrada no mundo de trabalho. Para os alunos do ensino profissional esta questão é ainda mais premente, dado que o percurso da maioria dos jovens diplomados é a entrada direta no mercado de trabalho, sendo certo que a baixa literacia financeira compromete a capacidade de gerir o dinheiro e de assumir controlo sobre a própria vida.

Este projeto dirige-se especificamente aos alunos que frequentam os Cursos Profissionais, o qual prevê:
  • Conteúdos programáticos desenvolvidos a partir dos temas do "Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação, e Formação de Adultos”;
  • Disponibilização de recursos pedagógicos através da operacionalização e dinamização de uma plataforma de e-learning, com uma área reservada a professores e outra a alunos, que lhes permitirá aceder aos conteúdos dos vários temas que serão abordados ao longo do programa;
  • Capacitação dos professores envolvidos no programa;
  • Dinamização de atividades com base em questões-problema orientadoras das aprendizagens;
  • Monitorização e acompanhamento ao longo da implementação.
Enquanto projeto-piloto, será implementado em 4 turmas do município de Espinho:

 Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Laranjeira
  • Técnico de Restaurante/Bar
  • Técnico de gestão
Escola Profissional de Espinho 
  • Técnico comercial
  • Técnico de cozinha/pastelaria
O projeto decorrerá durante o presente ano letivo e em 2022/2023, permitindo a adequada implementação da metodologia.