Ensino

Projeto Escola+ é promovido em cooperação com os agrupamentos de escolas de Espinho

O Município de Espinho, no âmbito da sua missão educativa e das suas responsabilidades, tem em desenvolvimento, em cooperação com os Agrupamentos de Escolas de Espinho, o Projeto "Escola +", integrado na  operação «Educação com Sucesso» contratualizada no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR),  até ao final de 2025.

O Projeto desenvolve-se nas escolas do concelho desde fevereiro de 2024 e tem como público-alvo as crianças com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

De uma  forma geral, o projeto tem como objetivo aumentar os recursos terapêuticos necessários nas Modalidades Específicas de Educação – Autismo e Multideficiência e para todos os alunos que integram a educação especial.

Assim, em parceria com a empresa Synchro-Serviços em Outsourcing,Lda, o município disponibiliza uma equipa de técnicos especializados, de natureza multidisciplinar, nas seguintes valências: terapia da fala, psicologia, ,terapia ocupacional, psicomotricidade, fisioterapia, Dança criativa, natação adaptada, hipoterapia.

Estes técnicos desenvolvem, nas escolas do concelho, um trabalho com crianças e famílias de modo diferenciado promovendo o seu desenvolvimento e melhorando o seu bem-estar, de forma complementar às ações desenvolvidas nos diferentes contextos incluídos nos currículos dos alunos.

As intervenções são realizadas no contexto escolar da criança, em espaço próprio para o efeito, estando incluídas neste projeto os jardins-de-infância, escolas do 1º, 2º e 3º ciclo e secundárias. A natação adaptada decorre na Piscina Municipal de Espinho, e a hipoterapia no Centro Hípico de Paramos, concelho de Espinho.

Até à data, estão envolvidos 210 crianças/jovens no projeto.