Município promove atividades de expressões para alunos
Educação e Juventude

Município promove atividades de expressões para alunos

Oficinas de Expressões nas AEC dirigidas aos alunos do 1.º ao 3.º ano de escolaridade.
A área de Expressões integrada no currículo das AEC, direcionada ao 1.º, 2.º e 3.º ano de escolaridade, proporciona aos alunos momentos de contacto com as várias vertentes de expressão artística, nomeadamente a expressão plástica e visual, o movimento, o drama/teatro, exploração do meio, mobilizando-se assim as várias dimensões cognitivas e ampliando o campo de experiências dos alunos.

As atividades de expressão e educação plástica são uma excelente forma das crianças extrapolarem as suas sensações e emoções e desenvolverem a sua criatividade e sensibilidade em tudo o que constroem.

Porque é preciso deixar para trás a utilização de livros com desenhos já feitos e apreender a saber observar, ao longo da prática das atividades expressivas foram desenvolvidos durante o 2.º período, vários trabalhos alusivos às diferentes épocas do ano (dia dos afetos, carnaval, Dia do Pai…) por técnicas diversificadas de pintura e modelagem.

No âmbito da experimentação, intuitiva e sensorial, de materiais e suportes do desenho, para estimular a capacidade de criar e imaginar, os alunos também exploraram e manipularam diferentes materiais recicláveis para a obtenção de novos objetos.

No que respeita à Expressão Dramática ao longo do 2.º período foram desenvolvidos jogos de exploração e jogos dramáticos, onde os alunos exploraram o corpo, a voz, o espaço e os objetos, adquirindo um melhor conhecimento de si enquanto ser físico e do seu "eu interior”.

Ambas as expressões têm o intuito de desenvolver a capacidade imaginativa, intelectual e expressiva dos alunos e simultaneamente o espírito de partilha e solidariedade para com a comunidade em geral.

As imagens falam por si!