Lançamento do Concurso Eu digo não ao sexismo!
Intervenção Social

Lançamento do Concurso Eu digo não ao sexismo!

Eu digo não ao sexismo! é um concurso destinado às alunas e aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário das escolas públicas, privadas e profissionais do país, promovido conjuntamente pela PpDM (Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres) e pela CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) em colaboração com a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares).

A iniciativa vem responder aos desafios lançados pelo Conselho da Europa (CoE) na sua Recomendação, de 2019, "Combater e prevenir o sexismo” que considera a educação escolar uma das 9 áreas estratégicas para prevenir e combater os comportamentos e discriminações sexistas que afetam raparigas/mulheres, mas também rapazes/homens.

As bibliotecas escolares são os pontos focais das escolas para este concurso e através delas a CIG e a PpDM realizaram, no passado dia 12 de outubro, uma ação de formação a distância destinada a docentes das escolas com interesse em trabalhar com as suas turmas para a participação neste concurso. O objetivo desta formação passou por dar a conhecer a primeira definição internacional de sexismo que esta Recomendação apresenta, bem como as ideias-chave que o CoE apresenta sobre as causas, manifestações e efeitos deste fenómeno, os principais contextos em que ele é vivenciado por raparigas/mulheres, bem como por rapazes/homens, e as propostas de ação para o prevenir.

Pretende-se divulgar a campanha do CoE Sexismo. Repara nele. Fala dele. Acaba com ele. É neste âmbito que o lançamento deste concurso constitui uma atividade do Projeto Europeu Mobiliza-te contra o Sexismo II, coordenado em Portugal pela PpDM.

Patrocinam este concurso a Auchan e a Xerox, responsáveis pelos prémios a atribuir às equipas vencedoras.

Conforme o Regulamento do concurso, as escolas terão de enviar até dia 10 de janeiro de 2022 os vídeos produzidos pelas suas alunas e alunos, e cuja duração não poderá exceder os 3 minutos, acompanhados do respetivo formulário, bem como da declaração de aluna/o e da declaração  de encarregada/o de educação.

A cerimónia pública de entrega dos prémios estará agendada para 30 de março de 2022.


#AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo