Concursos

Jovens poetas espinhenses escreveram "As Palavras do Amor" - 3ª ed.

O Auditório do Centro Multimeios de Espinho foi palco, neste sábado à tarde (22 março), de um momento de celebração da escrita juvenil, com a sessão de apresentação da 3ª edição da antologia "As Palavras do Amor - Antologia de Novos Poetas de Espinho (2024/2025)". A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Espinho em parceria com a Elefante Editores, contou com a participação de 110 alunos das escolas do concelho, entre os 10 e os 18 anos, número que assinala um crescimento significativo face às edições anteriores.

Com o tema "Amor, nas suas diversas aceções", o projeto desafiou os jovens a explorar e a expressar as suas emoções, fomentando hábitos de leitura e escrita através da criação poética. O resultado culminou numa antologia que reúne os poemas selecionados por um júri que destacou a qualidade, criatividade e sensibilidade das composições apresentadas.

A sessão contou com momentos de declamação de poemas de autores consagrados e dos próprios jovens participantes, até à exibição de dança contemporânea pela Escola de Ballet Isabel Lourenço.

Durante o evento, a Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, destacou a importância do projeto na valorização do talento dos jovens estudantes do concelho e no estímulo à cidadania ativa.
Seguiu-se um momento de conversa sobre a importância da poesia na formação dos jovens, com a participação de Maria Manuel Cruz, de José Augusto Nunes Carneiro (Elefante Editores), dos professores Rafael Tormenta, Maria José Coutinho Silva e Rosa Lídia Camarinha da Silva, num debate moderado por Mário Cachada, Chefe de Divisão de Educação e Cultura do Município.

A tarde terminou com a simbólica entrega dos exemplares escritos aos jovens poetas.