Início do Projeto de Educação Financeira "No Poupar Está o Ganho"
Ensino Básico

Início do Projeto de Educação Financeira "No Poupar Está o Ganho"

A Câmara Municipal de Espinho promove o projeto de educação financeira ‘No Poupar Está o Ganho’, uma iniciativa da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, com o patrocínio da empresa Cotesi — Companhia de Têxteis Sintéticos S.A.
O projeto "No Poupar Está o Ganho” vai na sua 12.ª edição. Trata-se de um projeto de continuidade, com a duração de um ano letivo, cujos objetivos são: mudar atitudes e comportamentos; capacitar os jovens a tomar decisões financeiramente corretas; incluir a educação financiar nos projetos educativos e criar uma geração de consumidores informados. 

No concelho, aderiram ao projeto 217 alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico dos dois Agrupamentos de escolas.

Para além de ‘criar’ consumidores mais responsáveis, este projeto vai de encontro aos objetivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e dá resposta à necessidade de formação sentida pelos professores nesta área.

Trata-se de um projeto muito dinâmico que disponibiliza os seguintes recursos: 
  • E-learning- plataforma on-line - o NEPG 4.0 acessível por computador, tablet e telemóvel;
  • Visita ao Museu do Papel e Moeda realizada on-line;
  • Formação de professores e produção de conteúdos; 
  • Cadernos de educação financeira;
  • Concursos realizados pelas escolas;
  • Acompanhamento permanente aos professores e alunos.

Ao proporcionar aos alunos esta oportunidade, estaremos a contribuir para uma efetiva mudança social: a criação de uma nova geração melhor preparada do ponto de vista financeiro e digital.