Dia Nacional do Pijama – um dia que promove os valores da família.
Educação e Juventude

Dia Nacional do Pijama, um dia que promove os valores da família

A Missão Pijama é uma iniciativa criada pela MUNDOS DE VIDA, em 2012, com a finalidade de sensibilizar o país para o "direito de uma criança crescer numa família”, promover o acolhimento familiar de crianças em Portugal para reduzir o número de crianças institucionalizadas.

A Missão Pijama nasceu com este propósito e organiza um conjunto de iniciativas de sensibilização, as mais significativas o DIA NACIONAL DO PIJAMA.

No dia 20 de novembro de cada ano realiza-se o Dia Nacional do Pijama, data em que se celebra, também, o Dia Internacional dos Direitos da Criança. Por coincidir com o fim de semana, este ano, o Dia Nacional do Pijama é celebrado, hoje, dia 22 de novembro.

Para celebrar este dia, as crianças das escolas do Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do concelho foram vestidas com o seu pijama para a escola como símbolo de compromisso familiar.  Durante o dia realizaram várias atividades lúdicas e pedagógicas.

Todas as turmas aderentes à Missão Pijama receberam um Kit Educativo para ser desenvolvido em contexto de sala de aula que incluía, também, a oferta de a história original deste ano "As Palavras Esquecidas” (1.º Ciclo), a história "O Elefante Sortudo” e uma nova Dança-Canção "Acreditar”.

Reconhecendo a importância do envolvimento das famílias em contexto escolar e a mensagem da história deste ano que demonstra a importância e o poder das palavras na vida, os pais foram desafiados a decorar em casa com os filhos uma almofada com palavras e expressões comuns da nossa língua usada nos tempos dos seus avós, recordar palavras em família que caíram em desuso.

A canção da Missão Pijama para 2021  "Acreditar”, cantada por Soraia Ramos (madrinha musical deste ano) foi ouvida e dançada por todos os alunos das escolas.