Tertúlia

Das Ideias à Ação: Jovens e Poder Local

O Município de Espinho promoveu ontem, dia 6 de maio, no auditório da Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida, o Fórum de debate "Das Ideias à Ação: Jovens e Poder Local”, uma iniciativa dedicada à promoção da cidadania e da participação democrática dos mais jovens.

A iniciativa permitiu apresentar o balanço da 1.ª edição da Assembleia Municipal Jovem de Espinho, promovendo simultaneamente um espaço de diálogo entre os estudantes e os representantes do poder local sobre temas como a participação cívica, a democracia e o envolvimento dos jovens na vida da comunidade.
O programa incluiu intervenções e testemunhos de alunos, uma dinâmica interativa de debate e a entrega de diplomas aos alunos envolvidos no projeto.

O Fórum reuniu mais de 90 alunos e representantes do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, Escola Profissional de Espinho, Externato Oliveira Martins, Academia de Música de Espinho e Escola Profissional de Música de Espinho.

Com esta iniciativa, o Município de Espinho reforça o seu compromisso com a promoção de espaços de participação e cidadania ativa junto dos alunos do concelho.

Ação integrada na operação - Espinho PMPSE AMP2030 - Programa Metropolitano de Promoção do Sucesso Educativo Espinho: Educar, Capacitar e Inovar, cofinanciada pelo Programa NORTE 2030, aviso NORTE2030-2024-5 - Programas Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar (ITI).