Dança Terapêutica no Ensino Básico
Ensino Básico

Dança Terapêutica no Ensino Básico

Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Na Escola Eu Tenho Tudo”
A Dança Terapêutica constitui uma das estratégias de intervenção do projeto "Na Escola Eu Tenho Tudo” direcionado para as crianças abrangidas pelas medidas seletivas e adicionais das Escolas do Ensino Básico do Concelho de Espinho.

Acreditando que este recurso terapêutico é uma excelente forma de estabelecer a autoconfiança, equilíbrio emocional e integração social, a Dança Terapêutica ou Criativa pretende desenvolver nas crianças diferentes formas de expressão na relação com o corpo, com o movimento, com o espaço e com o meio que as rodeia.

As sessões de Dança Criativa têm potenciado experiências de aprendizagem que envolvem a exploração livre do movimento criativo de cada aluno, levando a novas descobertas de movimentos, conduzindo ao seu desenvolvimento harmonioso e integral, desde a consciencialização corporal, coordenação motora, a expressão, respeitando o ritmo de cada um.

Estas sessões oferecem, assim um espaço de integração onde não existem limitações, em que cada aluno dança livremente e se sente capaz de ajudar na construção de uma coreografia, bem como, de a dançar, ver e Fazer.

O projeto” Na Escola Eu Tenho Tudo "surge de uma parceria efetuada com o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira e o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida e assume-se como inovador e promotor de uma educação inclusiva, participativa e de igualdade de oportunidades entre todos.