Alunos do ensino básico celebram a Páscoa na hipoterapia
Ensino Básico Em Atualização

Alunos do ensino básico celebram a Páscoa na hipoterapia

No âmbito do projeto "Na Escola Eu tenho tudo", o Município de Espinho através de Protocolo com o AeroClube da Costa Verde (Secção de Hipismo), assegura quatro sessões semanais de Hipoterapia a crianças abrangidas pelas medidas seletivas e adicionais que frequentam as escolas do concelho.

Para assinalar o culminar do 2.º período letivo e de forma a proporcionar permanentemente novas experiências de cariz terapêutico, as crianças do Centro de Apoio à Aprendizagem de Autismo (CAA) da Escola Básica Sá Couto foram presenteadas com atividades de pintura com o cavalo, sendo assim as crianças decoraram o Eberon de acordo com o que fosse significativo para elas, com cores que lhes agradava para deixar o animal decorado e alegre.

Trata-se de uma intervenção com muitos benefícios, sendo utilizadas tintas não tóxicas no decorrer da atividade que teve como principal objetivo promover o vínculo com o animal e proporcionar experiências sensoriais diversificadas. 

Foi uma manhã de boa-disposição em que transpareceu a alegria das crianças por pintarem o cavalo.

O que mais se destaca em todas estas sessões é a felicidade e o ânimo com que as crianças chegam ao centro hípico e o divertimento que transmitem aos restantes intervenientes.

O facto de as crianças terem a oportunidade de beneficiar de um conjunto de serviços terapêuticos que estimulem não só as suas aprendizagens académicas, mas também o seu desenvolvimento pessoal e social faz com que este projeto seja diferenciador e promotor do sucesso educativo.