Ensino Básico

Alunos comemoram Dia Internacional da Matemática

O grupo disciplinar de matemática do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira associou-se este ano às celebrações do Dia Internacional da Matemática, com atividades direcionadas para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A UNESCO proclamou o dia 14 de março, em novembro de 2019, como o Dia Internacional da Matemática. Este dia é conhecido mundialmente como o Dia do PI, porque na nomenclatura anglo-saxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos do número PI.

O objetivo desta data é ser um dia especial para celebrar a Matemática em todas as suas formas e em todo o mundo. Em 2022, este terá a sua terceira celebração oficial, em torno do tema "A Matemática Une”.

Para comemorar as efemérides, estimulando o envolvimento da comunidade escolar e tendo presente que "A Matemática Une” todos no mesmo propósito — o benefício de todos os cidadãos, os alunos do ensino secundário da disciplina de Matemática com os respetivos professores pretenderam levar até aos alunos do 1.ciclo uma visão diferente, dinâmica e atrativa desta disciplina.

A iniciativa, que associou práticas educacionais a recursos tecnológicos, como curtas-metragens, explicou através destes vídeos explicativos mais sobre o famoso e enigmático número Pi e retratar a importância da matemática em diversas situações do quotidiano.

Este desafio proposto às turmas do ensino secundário surgiu para dar aos alunos mais do que os conhecimentos científicos da sala de aula, mas primeiro promover o convívio entre os vários escalões etários.

Esta atividade, que decorreu na Escola Básica de Anta, contou com a presença da vereadora com o pelouro da Educação, Maria Manuel Cruz e envolveu todas as turmas daquela instituição de ensino.