Ubuntu no Bairro


O Município de Espinho em parceria com o Instituto Padre António Viera está a desenvolver o programa "Ubuntu no Bairro", uma iniciativa que visa formar jovens líderes com elevado potencial provenientes de contextos de exclusão social ou com aptidão para aí trabalharem.
O programa é inspirado em figuras como Nelson Mandela, Martin Luther king ou Malala, e baseia-se no modelo de liderança servidora, que coloca o serviço ao outro como prioridade.
Trata-se de um programa socioeducativo de intervenção comunitária que integra em si o programa Escolas Ubuntu, que através do desenvolvimento de competência socioemocionais e relacionais, promove o sucesso escolar, a educação para a cidadania, e a resolução de conflitos contribuindo para uma melhoria do clima da escola. 
Deste modo, o objetivo é facilitar o desenvolvimento do potencial dos jovens e capacitá-los para a intervenção adequada e eficaz nos seus contextos.
O programa "Ubuntu no Bairro" irá iniciar as suas atividades com a seleção dos alunos participantes e com a definição dos planos de ação para cada contexto.
Espera-se que o programa tenha um impacto positivo na vida dos jovens e das comunidades onde estão inseridos, promovendo a cidadania, a inclusão e transformação social.